Cidade > História

A cidade de Guia Lopes da Laguna e sua história

Construida sobre o cenário de um dos mais trágicos episódios da Guerra do Paraguai: “A retirada da Laguna”, a atual cidade de Guia Lopes da Laguna iniciou sua povoação no início do século XVIII com a chegada dos castelhanos (vindos do Paraguai) e pecuaristas que migravam da região sudoeste do país.

Um dos pioneiros na região foi José Francisco Lopes que transferiu residência com Dona Senhorinha Maria Conceição Barbosa Lopes para a Fazenda Jardim, onde nasceram seus seis filhos (local situado na Rodovia Guia Lopes – Bonito que hoje pertence ao Senhor Joelcio Padilha e família).

Ao eclodir a Guerra em 1846 José Francisco Lopes, profundo conhecedor da região, alistou-se como voluntário no exército brasileiros para guiar as tropas ao Paraguai, com o objetivo de libertar famílias levadas como prisioneiras pelo exercito inimigo, dando início a marcha da Retirada da Laguna.

Marcada pela fome, cansaço e doenças a marcha perdurou 35 dias e aproximadamente mil soldados brasileiros morreram fustigados pelos paraguaios ou de cólera. A atuação do Guia Lopes (como era conhecido) foi decisiva para evitar uma tragédia ainda maior.

Vítima da doença, Guia Lopes faleceu a poucos dias da travessia do rio Miranda, que era o último obstáculo antes do objetivo final.

Aos 12 dias de fevereiro de 1938, após a construção da Ponte Velha que liga Guia Lopes da Laguna a Jardim, na sede da fazenda de José Francisco Lopes (último filho do Guia que se encontrava vivo), fazendeiros e trabalhadores resolveram fundar um povoado, o qual foi batizado pelo nome de Patrimônio de Guia Lopes.

A data de 19 de março (dia de São José) fora escolhida para homenagear o patrono Guia Lopes.  Seu filho José Francisco Lopes do Guia foi doador das terras para a fundação do perímetro urbano do Patrimônio.

No ano de 1942 passara a denominar-se Guia Lopes da Laguna. Em1948, o Patrimônio de Guia Lopes da Laguna fora elevado a categoria de Distrito de Paz do Município de Nioaque.

No dia 11 de Dezembro de 1953, o Distrito ganha maturidade, e eleva-se a categoria de Município.