Coordenadoria Municipal Especial dos Direitos da Mulher de Guia Lopes da Laguna participa de formação para profissionais

Publicado em: 05/04/2021 10:11 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Coordenadoria Municipal Especial dos Direitos da Mulher de Guia Lopes da Laguna participou da formação para profissionais da área de estética e beleza, campanha desenvolvida pelo Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em MS, sob o comando da juíza Helena Alice Machado Coelho.

A iniciativa amplia a rede de atuação do projeto Mãos EmPENHAdas Contra a Violência, pioneiro no país, lançado em 2017, com objetivo de tornar os profissionais da beleza multiplicadores de informações sobre todas as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Desde o lançamento, o projeto tem a parceria de salões de beleza, com capacitação das profissionais que atuam nestes estabelecimentos para identificar a violência doméstica e orientar as vítimas.

A capacitação tem caráter preventivo e informativo com os profissionais que atuam nos espaços de estética e beleza, com informação e reflexão sobre a violência contra a mulher, desmistificando estereótipos de gênero, paradigmas machistas presentes no discurso masculino, que trazem prejuízos também para o homem.

Os estabelecimentos parceiros receberão o selo do programa, assim como os profissionais receberão certificado de conclusão do curso, tornando-se agentes multiplicadores de informação, no enfrentamento à violência contra a mulher.

Com a parceria estabelecida, a Coordenadoria da Mulher estará em contato frequente com os parceiros, oferecendo reposição de material informativo e divulgando os estabelecimentos nos canais oficiais do TJMS.

Participaram também as juízas da comarca: Dr. Melyna Machado Mescouto Fialho da segunda vara e da Dr. Penélope Mota Calarge Regasso, da primeira vara. O Programa “Mãos Empenhadas contra a Violência” teve reconhecimento nacional e internacional por mobilizar vários parceiros do segmento de beleza feminino.