SALA LILÁS EM GUIA LOPES DA LAGUNA

Publicado em: 03/02/2023 11:30 | Fonte/Agência: Secretaria de Assistência Social

Foto: Thamires Régis

SALA LILÁS EM GUIA LOPES DA LAGUNA

Na tarde desta quinta-feira (27), no gabinete do Delegado de Polícia de Guia Lopes da Laguna, Dr. Gustavo Detomi, o Prefeito Jair Scapini se reuniu com o Delegado Regional de Polícia, Dr. Amylcar Paracatu, a Delegada de Polícia responsável pela instalação das Salas Lilás no Estado de Mato Grosso do Sul, Drª Christiane Grossi de Araújo Rocha, a Secretária Municipal de Assistência Social, Elaine Maria Marques e a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Thamiris França Régis, para discutir a instalação da “Sala Lilás” no município.

O projeto vem sendo instalado em municípios que não possuem Delegacias de Atendimento à Mulher (DAM), como é o caso do município, mas que concentram índices alarmantes de ocorrência por violência doméstica.

De acordo com dados apresentados, a maior parte dos boletins e atendimentos realizados na delegacia são de violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Nesse cenário, Guia Lopes da Laguna ocupa a 10° posição de municípios que mais registram boletins de ocorrência de violência contra a mulher em um ranking de 38° cidades que ainda não possuem Sala Lilás e nem a DAM.

O objetivo do espaço é oferecer atendimento diferenciado e qualificado às mulheres em situação de violência, incluindo atendimento também para crianças independente do gênero e meninas adolescentes, que tenham tido seus direitos violados, facilitando o acesso à Justiça e incentivando as denúncias, já que as mulheres teriam um espaço exclusivo para o atendimento.

O trabalho é de enfrentamento à violência, mas na Sala também é feita a prevenção e esclarecimento, o que é importante para, à médio prazo, conseguir diminuir os índices de violência e, acima de tudo, conscientizar as pessoas com referência a gravidade desse tipo de crime e as consequências dele.

Na reunião, o Prefeito reafirmou e assumiu os compromissos com a demanda para a implantação do projeto junto aos delegados e previsão inicial para a inauguração é que aconteça até o final do primeiro semestre de 2023.

#CompromissoSocial #Proteção #Direitos