Combate à dengue ganha o reforço do Exército

Publicado em: 05/02/2020 20:16 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Guia Lopes da Laguna

Estavam presentes o Prefeito Jair Scapini, o vice-prefeito e secretário de Obras Ademar Barros, Chefe de Gabinete Colipeu Moreno e Secretário de Saúde Ademir Biu e o vereador Ronaldo Brunet Pereira, agentes de combate a endemias e Comunitários de Saúde e Militares

O Núcleo de Vetores de Guia Lopes da Laguna, ganhou na manhã desta quarta-feira (05), o reforço do Exército Brasileiro. O auxilio veio através dos militares da 4ª Companhia Engenharia e Combate Mecanizada de Jardim-MS, onde o Tenente Coronel Ubiratan, auxiliou o município de Guia Lopes da Laguna, colocando à disposição 02 caminhões caçamba e uma pá carregadeira, para que juntamente com as secretarias de Saúde e Obras do município, possam limpar os entulhos, galhos e lixos jogados pela comunidade.

Enquanto as máquinas trabalhavam, os agentes de combate a endemias, juntamente com Agentes Comunitários de Saúde e a equipe da secretaria de Obras entravam nas casas para fiscalizarem os terrenos e tirarem na frente o lixo, entulhos e recepientes que possam acumular água e ser o criadouro das larvas do mosquito da dengue e assim os caminhões jogarem nos locais adequados.

A ajuda do Exército é fundamental e importante para Guia Lopes da Laguna, porque o município não possui maquinários suficiente para a realização do serviço. Com o reforço, Guia Lopes da Laguna estará intensificando o combate ao Mosquito Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zica), durante esta semana, mas a secretaria de saúde, não deixou de alertar que a população tem que fazer a sua parte, só assim poderão vencer esta guerra.

O Secretário de Saúde de Guia Lopes da Laguna, Ademir Biu, aproveitou para agradecer a 4ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada, na pessoa do Ten. Coronel Ubiratan, que atendeu prontamente o pedido, bem como a Secretaria de Obras, na pessoa do Secretário Ademar Barros e da Prefeitura Municipal, na pessoa do Prefeito Jair Scapini, pelo apoio constante pelas ações realizadas pela secretaria.

Biu ainda parabenizou todos os servidores que estão trabalhando como muita dedicação desde segunda-feira, Agente de Combate a Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e funcionários da secretaria de Obras. Juntos somos mais forte. #Todoscontradengue.

O prefeito Jair Scapini, que esteve presente, hoje, 05, na abertura dos trabalhos, destacou que é “muito importante o apoio do Exército Brasileiro e que sempre a 4ª Cia de Engenharia e Combate Mecanizada tem auxiliado o município de Guia Lopes da Laguna e este não é o primeiro auxilio e sim, um dos muitos que já fez e Guia Lopes da Laguna tem uma imensa gratidão pela Unidade.

“Queremos, com esse trabalho, conscientizar as pessoas sobre a gravidade da situação. Tem lotes cheio de sujeira e entulho, então é importante conscientizar os proprietários da importância de manter o quintal limpo e eliminar todos os possíveis criadouros e assim passaremos em todas as residências em campanha explicando as maneiras corretas para o combate ao mosquito da dengue”, finalizou o prefeito.

* Com informações da Secretaria de Saúde